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CONTATO/BICHO DO MATO
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Contato I

Contato II

Contato III – Sem título 1

Contato III – Sem título 2

Contato III – Sem título 3

Contato III – Sem título 4

Contato IV – Ausência-Presença 1

Contato IV – Ausência-Presença 2

Marcus Vinícius

Lezama, Argentina

2009

Série Fotográfica Digital (8 imagens)

40 cm x 60 cm (cada)

Imagens: Juan Calle

Contato (2009) é uma série fotográfica realizada em Lezama, na Argentina, em meio a cavalos e ossadas de boi. Nela, temos o primeiro de vários trabalhos em que Marcus VInícius, para além da imersao físicana paisagem, flerta com a possibilidade de se experimentar um devir-animal, esse “desejo de ser bicho”, ainda que por alguns instantes: nas fotos, ele interage com as ossadas, oculta-se em buracos cavados na terra, improvisa máscaras, mimetiza movimentos e gestos do gado e dos cavalos. Sobre essa experiência, Marcus escreveu, no projeto da obra: “Os animais se deslocavam calmamente, estando desde muito cedo naquele sol de inverno. E cada um trouxe sua beleza. Pude vê-los bem de perto, movendo-se pela vegetação. Um passeio tranquilo. Alguns o faziam a intervalos cada vez mais lentos, enquanto os primeiros deles comiam milho a meu lado. Habitávamos o mesmo espaço. (...) A busca do contato com a totalidade, com a natureza – uma natureza idealizada – está sempre presente em minha obra, tanto nas performances quanto no registro fotográfico”.

Esse flerte com animalidade, ora espontâneo e intuitivo, como descrito acima, ora de forma assumidamente fetichista, passaria a ser recorrente a partir das experiências de imersão nos ritmos e ambientes da natureza ocorridas em Terra Una  e na Patagônia, no primeiro semestre de 2011. A série fotográfica Bicho do mato (2011) e os vídeos Untitled (2011) e Landscape (2011), que podem ser conferidos no Programa 5: Contatos, da seção vídeo deste site, mergulham nesse devir-animal de forma cada vez mais profunda, chegando a atingir, em Landscape, uma atmosfera ritualística que remete às incorporaçóes espirituais – o que nos permite, de alguma forma, especular o quanto esse diálogo lúdico e intuitivo entre o humano e o não-humano poderia ter se desenvolvido nos anos seguintes, de formas cada vez mais inusitadas e instigantes, caso o artista não tivesse falecido precocemente.

Cervo 1, 2 e 3

Bicho do mato 1, 2, 3 e 4

Pata

Corte

Meu coração é uma cuia que transborda

Sem título [díptico]

Corpo-paisagem

Corpo-flor

Bicho do mato 5

Marcus Vinícius

2011

Série fotográfica (14 imagens)

Terra Una, Liberdade, Minas Gerais, Brasil

Parque Nacional Nahuel Huapi, Isla Victoria, Patagonia, Argentina

50 cm x 70 cm (horizontais), 70 cm x 50 cm (verticais), 30 cm X 70 cm (Corte) e 60 cm x 80 cm (Sem título [díptico])

Imagens: Maria José Trucco (Cervo 1, 2 e 3), Denise Alves-Rodrigues (Bicho do mato 1, 2, 3, 4 e 5, Corte, Sem título [díptico] e Corpo-paisagem), Jimmy Rangel (Pata), Amanda Rodrigues (Meu coração é uma cuia que transborda e Corpo-flor)

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