PROGRAMA 2
LIMITES E RASURAS
___
PROGRAMA 2 - LIMITES E RASURAS
Uma vez criado um novo corpo, como expandir suas potências? Como investigar os limites possíveis? Este conjunto de sete trabalhos propõe vislumbrar algumas respostas dadas por Marcus Vinícius no corpo de sua obra. "About the time" (2010) é parte da série "CONTAGION_project", mostrando um corpo ameaçado e alterado pela presença do outro, pensando as múltiplas formas de contágio como estratégias de resistência. "Ninguém" (2010) remete ao excesso polifônico de um rosto em pedaços, ao mesmo tempo vazio e cheio, o rosto de nenhuma pessoa. "O desejo é o rastro" (2010), vídeo de retorno ao tempo imóvel da Ilha da Pólvora e de mergulho numa escuridão íntima, é, nas palavras do artista, sobre um corpo em "ardência silenciosa num vazio que se agiganta e comprime". "Frágil" (2011, aqui na segunda versão, realizada em Buenos Aires), é ruído e desencontro, em que os transeuntes, em sua maioria, desviam o olhar quando o artista os observa, muitas vezes recusando o contato com o outro - mas sempre persiste inquietante, pelos dias seguintes, algum olhar melancólico de um passante desconhecido, mesmo que ele não dure mais que um único instante. "Maling Pågår" (2011) disfarça a crueldade de sua metáfora numa proposta lúdica, disfarçando a dor e a solidão numa oferta jocosa ao público das artes - o título é uma expressão norueguesa, que significa "pintura em andamento". Segue-se o tour de force que se estende por 24 horas de "Before the dawn... that be endless" (2011): o silêncio, as queimaduras e cicatrizes, o esforço mais que humano de nutrir o corpo, mesmo em condições extremamente adversas, com a intensidade do brilho de uma noite sem fim, tão típica do verão nórdico. Diante da dor física e emocional, a delicadeza de "A place for the heart shine" (2010) propõe uma cura: um novo coração, a reluzir delicadamente em meio à pele já cicatrizada, revestindo um corpo em constante transmutação.
FICHAS TÉCNICAS DOS VÍDEOS E SINOPSES
About the time
Marcus Vinícius
2010
2’
Vídeo: A Space For Live Art
Sinopse: Registro da performance About the time, parte integrante do "CONTAGION project _spreading the contagion", conjunto de oito ações-vírus performadas por Marcus em sua primeira tour europeia, em 2010. Nas palavras do artista, “CONTAGION apresenta um corpo alterado, ameaçado e transformado pela presença do outro, assinalando as múltiplas formas como o contágio, como metáfora e estratégia, abre a possibilidade de novas intervenções, num desejo de estar em movimento, de nunca parar”.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=evPj2llpZhc
Ninguém
Marcus Vinícius
2010
2’
Imagens: Arthur Scovino e Bernardo Mosquera
Sinopse: Um rosto de alguém que não existe, mas que é parte de identidades e realidades irreconhecíveis, ainda que ali presentes. Um rosto que se exibe ao excesso, se desdobra, se multiplica, se descontrói. Um rosto em pedaços, vazio, cheio. Nenhum corpo, nenhuma pessoa. .
Link: https://www.youtube.com/watch?v=TCnG_Mck4ms
O desejo é o rastro
Marcus Vinícius
2010
2’
Imagens: Monica Nitz
Sinopse: Corpo que arde, queima e sente a explosão da pólvora junto de si. Ardência que age silenciosa num vazio que se agiganta e se comprime. Escuridão íntima, breu. Buracos e vazios. Sufoco. Lá, o tempo parece não passar. Na Ilha da Pólvora, o tempo não passa. Congela. Vive-se o Outro, o outro tempo.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=5j07PccABNo
Frágil – Versão 2
Marcus Vinícius
2011
9’
Imagens e Edição: Santiago Cao
Sinopse: Perceber as grafias da cidade em um corpo que transita e se relaciona incessantemente com e na cidade. É como percorrer um caminho que não tem mapa: é um mapa. Muitas vezes, ação sutil pelos encontros. Outras, violenta pelos ritmos frenéticos do cotidiano. Encontros agudos, casuais [ou não], indistintos. Assim, reveladores de relações que, devidamente refletidas, poderiam desestabilizar expectativas e fazer notar que as cidades sobrevivem, pulsam, insistem. As cidades se adentram em nós e conosco. E em Frágil, a cidade contenciosamente coexiste como um corpo intenso, incansável, incompreensível que recebe um corpo sedento nesse fluxo inquietante. Segunda versão da performance, realizada em Buenos Aires, em novembro de 2011.
Link: https://youtu.be/FhRxahnpXR8
Maling Pågår
Marcus Vinícius
2011/2024
6’
Imagens: Ville Karel
Edição e finalização (2024): Waldir Segundo
Sinopse: Construir uma caixa de madeira, onde o performer possa estar dentro. Fazer um buraco no centro da caixa. O performer amarra o coração no peito e mostra para o público através do buraco. Fim da performance.
Link: https://youtu.be/5x6jZ6kCu5U
Before the dawn… that be endless
Marcus Vinícius
2011
16’
Imagens e edição: Johannes Blomqvist
Sinopse: 0 velas. 600 metros de plástico transparente. Um rolo de fita transparente. Uma caixa de fósforos. Before the dawn, that be endless... é uma performance/ site specific com 24 horas de duração, ligada às condições extremas de luz no começo do verão nórdico, criada por Marcus Vinícius durante a Midnight Sun Residency, organizada pela PAiN - Performance Art in Norrbotten, em Haparanda-Tornio entre os dias 15 de maio e 20 de junho de 2011.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ce3XQ_IfSVs
A place for the heart shine
Marcus Vinícius
2010
9’
Sinopse: “(...) es necesario crear un corazón superficial que resguarde, que proteja al verdadero, asi las cosas no nos llegan a golpear tan fuerte, de forma tan cruel. Es ir por la vida sin sentir, para no sentir. Un desangrado corazón.” (Jorge García)