The horizon's edge
(O horizonte é o limite)
2011
Performance
Artista - Marcus Vinícius
Imagens - Johannes Blomqvist
Edição e finalização (2016) - Waldir Segundo
PAiN - Performance Art in Nottbotten – SVEFI
Haparanda, Suécia
APRESENTAÇÃO
___
O projeto Imensidão íntima – Acervo Audiovisual Marcus Vinícius surge para disponibilizar online, ao público em geral, o conjunto da obra audiovisual do artista Marcus Vinícius (1985-2012), um dos principais nomes da história da performance no Espírito Santo. Ele é realizado pelo Coletivo Baile, com recursos do Funcultura via Edital 09/2022 – Seleção de Projetos de Artes Visuais no Espírito Santo,da SECULT/ES, e conta com apoio dos projetos Imagens InsistentES e Escrita em Artes, ambos da Universidade Federal do Espírito Santo.
Em sua curta, porém intensa carreira (2005-2012), Marcus deixou uma obra volumosa, com muitos registros em textos e imagens de seus trabalhos nas áreas da performance, do vídeo e da fotografia. Ele foi um dos nomes centrais da geração de performers surgida no Brasil na primeira década deste século. Em vida, seus trabalhos foram apresentados em 22 países na América, Ásia e Europa, além de várias cidades brasileiras. Em comum, eles mostram um artista que explorava intensamente os limites físicos e espirituais do próprio corpo em busca de transformação emocional e espiritual, alternando o risco e a leveza, em delicados rituais silenciosos.
Este projeto apropria-se do nome de uma ação realizada por Marcus na Rússia, em 2010: Imensidão íntima – expressão emprestada de um texto de Bachelard, que concebia a imensidão como algo que colocaria o sonhador “fora do mundo próximo, diante de um mundo que traz o signo do infinito”, permitindo-se abrir para a contemplação da própria imensidão interior. Em seus trabalhos, Marcus buscava estabelecer, com seus espectadores, um jogo que ativasse, ao contemplar seus ritos intimistas, uma abertura para que cada um pudesse perceber sua própria interioridade.
A curadoria deste projeto é de Erly Vieira Jr, pesquisador, professor e cineasta, que estuda a obra de Marcus Vinícius desde 2015. Erly organizou o livro “Marcus Vinícius - A presença do mundo em mim” (2016) e também aborda o trabalho do artista no documentário em longa-metragem “Presença” (2024).
Este site pretende ser um espaço de de referência, nos meios digitais, sobre a obra audiovisual do artista. Apresentamos aqui 47 vídeos, postados no canal de YouTube @acervomarcusvinicius (https://www.youtube.com/@acervomarcusvinicius ), especialmente criado para este projeto. Sete desses vídeos ainda não estavam disponíveis em streaming; outros dezenove, que Marcus deixou inacabados, foram editados e finalizados nos últimos dez anos, a partir de indicações encontradas nos arquivos do artista, gentilmente cedidos por sua família – nove deles com recursos deste edital. Os 21 vídeos restantes, não-inéditos, representam obras cruciais na carreira do artista, e foram remasterizados e incluídos no canal em cópias de melhor resolução que as anteriormente disponíveis. Vale lembrar que muitos desses vídeos foram realizados no início da era digital, muitas vezes em formatos bastante distantes do padrão de alta definição de nossos dias.
Neste site, os vídeos são apresentados em seis programas: Refundações, Trânsitos, Limites e rasuras, Mergulhos desejantes, Contatos e O impensado do corpo. Neles, propomos passeios instigantes em torno das diversas facetas dessa vasta produção artística.
Também disponibilizamos oito séries fotográficas concebidas por Marcus, nunca apresentadas na íntegra: Cicatrizes, Cuerpo-Paisaje, Deseos, Diário de passagem, Domestic Reactions, Everything imaginated can be dreamed…, Contato/Bicho do mato e Un ciel pour moi. Há ainda os registros de dois projetos de exposições individuais que ele não pôde realizar em vida: Estrategias del cuerpo (2010) e Los paisajes que hice míos (2012).
Completa o site uma sessão com textos críticos inéditos, de autoria de Aline Dias, Erly Vieira Jr e Lindomberto Alves Ferreira, além de links para outros textos críticos sobre o trabalho de Marcus Vinícius, já previamente publicados e dispersos pela internet.
O projeto ainda inclui eventos de lançamento, com mostra de processo, projeção de vídeos ao ar livre e conversas abertas ao público. Nossa intenção é manter a importância e relevância da obra de Marcus Vinícius nos dias de hoje, recolocando-a em circulação no contexto artístico capixaba e brasileiro contemporâneo. Além disso, os arquivos digitais gerados pelo projeto foram copiados em HDs externos, para serem incluídos nas coleções da GAEU-UFES, instituição que tem a guarda do acervo físico de obras e documentos do artista, e do Arquivo Público Estadual, instituição que cumpre o papel de guardiã das cópias de obras audiovisuais de realizadores capixabas.
É no meu olho que o mundo diminui
2010
Fotografia
Artista – Marcus Vinícius
Fotografia – Yury Aires
Hospital de Isolamento Oswaldo Monteiro
Ilha da Pólvora, Vitória, Espírito Santo, Brasil
FICHA TÉCNICA
___
PROJETO IMENSIDÃO ÍNTIMA – ACERVO AUDIOVISUAL MARCUS VINÍCIUS
Curadoria, pesquisa e produção – Erly Vieira Jr
Assistente de curadoria – Waldir Segundo
Criação e desenvolvimento do site – Lindomberto Ferreira Alves
Edição, pós-produção e finalização de vídeos - Waldir Segundo
Conversão e remasterização de som e imagem (novas cópias de exibição) – Waldir Segundo
Criação de logomarca e animação – Filipe Dell’Antonio
Identidade visual do projeto – Lindomberto Ferreira Alves e Filipe Dell’Antonio
Debatedores e autores de textos críticos especialmente produzidos para o site – Aline Dias, Erly Vieira Jr e Lindomberto Ferreira Alves
Assessoria de comunicação e redes – Maurílio Mendonça
Projeção audiovisual (Mostra de processo) – Projeto Escrita em Artes e Projeto Imagens Insistentes (UFES)
Artista Homenageado – Marcus Vinícius (in memoriam)
Agradecimentos especiais:
À família do artista Marcus Vinícius, principalmente a Érika de Souza e Kelsia Sátiro de Souza, por terem autorizado a participação das obras neste projeto.
À Ladart Filmes (Ursula Dart) e à editora Carol Covre, por terem autorizado a inclusão de onze vídeos de Marcus Vinícius, editados em 2019.
À Neusa Mendes, por ter gentilmente cedido os registros fotográficos e textuais referentes à exposição Marcus Vinícius, realizada na GAEU-UFES durante o período em que foi coordenadora do espaço.
Contato:
acervomarcusvinicius@gmail.com
Este projeto é realizado com recursos do Funcultura, via Edital 09/2022 – Seleção de Projetos de Artes Visuais no Espírito Santo,da SECULT/ES.